29 de mai. de 2011

Não é incrível, mas é melhor do que domina as paradas no Brasil...


Bem, eu estava no blog CHONGAS quando vi o post e o vídeo da música ORAÇÃO - A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE, isso foi no dia 20 e o vídeo foi lançado três dias antes. Achei bem legal, não é essas coisas, mas se formos pensar de forma que essa banda possa se tornar MAINSTREAM ( conhecido por boa parte da população, exemplo: Restart, Luan Santana entre outros são mainstream: conhecidos por boa parte do Brasil) , ela é bem melhor do que muita coisa que existe por aqui.


A situação está tão feia, que o que tem de bom não é exposto, e o que já foi bom é várias vezes relembrado, mesmo parecendo saudosismo (e sendo de fato saudosismo), e até para alguns, nostalgia. Então não fique surpreso com aquelas pessoas sem às vezes mesmo nem ter nascido na época das grandes bandas brasileiras, (que vai dos Mutantes, Tropicália, até Legião Urbana, Titãs, Paralamas entre outros) critiquem seus gostos "contemporâneos", pois eles querem ainda ver (ouvir) algo que seja ainda melhor do que as músicas estrangeiras, pô! Eu quero ver meu país com música de qualidade! Quero ver entrevistas com essas bandas boas no FANTÁSTICO, fazendo shows no FAUSTÃO, seus clipes em primeiro lugar no TOP 10! Assim, nunca vai parar de surgir coisa cada vez melhor. E sem dúvida, há bandas com grande chance de triunfar que perdem as esperanças, pois sabem (ou não querem revelar) que mesmo que dure certo tempo essa caminhada, nunca será o suficiente. Pois o que é bom não é relevado. Mas o que acontece então?

O que acontece é que as pessoas aqui se acomodam. Não procuram coisas novas, e como boa parte já está escutando, se insere também. Era para eu estar nesse caminho, mas graças a algumas pessoas, não estou. Não digo que o que ouço é cultura total ou a melhor coisa a ser ouvida, mas eu sei que nunca terei a sensação de ter ouvido a mesma coisa sempre, da letra ser bem parecida com a outra que eles fizeram... A inovação. Mesmo se A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE revelou que gosta de BEIRUT, e outras pessoas disseram que eles copiaram o que o Beirut faz, pelo menos é algo bom, imagine se ele copiasse o que rola por aqui? É capaz de ser mais um sucesso: Comercial e que passa rápido, assim como nada que é bom... E quem sabe com o sucesso na rede de ORAÇÃO, possam surgir outras bandas? Enganchadas no repentino sucesso da música. Só pra você ter uma ideia, hoje faz doze dias que subiu pro youtube (o famoso upload, update - atualização) e já tem quase quatro milhões de acessos, isso sem falar o que é visto nos blogs, e nos outros meios de comunicação... Mesmo com todo "ritual" que as bandas underground já faz, colocando todo o seu conteúdo na internet, isso pode sim alavancar isso tudo e gerar uma coisa produtiva.
Mesmo com toda essa enrolação minha, vou relatar o que acontece no clipe: Ele é bem simples, exalta a felicidade coletiva (relembrada várias vezes nos fóruns de blogs por aí), mas essa é a ideia! Onde recursos eletrônicos fazem “loucuras” sonoras, lá é diferente, mesmo com um BATALHÃO, por assim dizer, de músicos no final do vídeo o som é bem honesto, limpo e simples, como o vídeo todo, que faz o cara que segura um gravador, percorrer pela casa e assim, pessoas com seus instrumentos musicais vão cantando a letra (que é mais simples ainda) e de uma hora pra outra, uma coisa que começou com duas pessoas, termina com várias pessoas na sala, animais de estimação também preenchem a cena intrigante. Não sei se tem como spoilar um videoclipe, mas se tem, não importa. Veja o clipe mesmo assim...








Entrei em alguns blogs de críticos de música, vale citar André Barcinski e André Forastieri e vi opiniões bem contrárias ao grupo, mas defendo minha opinião, e levanto a bandeira de que é melhor do que domina as rádios (se é que alguém ainda ouve) hoje em dia no Brasil. E no blog do Barcinski deixei meu comentário, que é bem parecido com o que falei nesse post:


"Ok, não é sensacional, mas como os outros disseram acima: é melhor do que é chamado "mainstream" no Brasil hoje em dia (funk, sertanejo, axé e esse rock "fofo"). Não são autênticos também, eles mesmos citam "Beirut" na descrição do vídeo. Talvez eles não sejam "A BANDA DO ANO", mas quem sabe assim, com as portas abertas para esse gênero musical, outras bandas possam emergir? Quantas bandas underground existem por aí no Brasil? Que são boas, mas nunca tiveram chance de aparecer. ABMBDC fez um vídeo simples, com a letra mais SIMPLES AINDA, e que há a alegria inserida nele, um pouco forçada, mas quem diz ao contrário seu eu falar que eles não estão felizes? O fato é que temos "preconceito" com tudo que é feito aqui (ok, existem motivos), mas há também coisa boa que está prestes a vir, só espero que não seja apenas mais uma WEB HIT! Que abram nossos olhos para coisas novas e que sempre haja a renovação (a boa renovação) na música brasileira. Sem restrições, e cheia de criatividade! É o que penso...”.


Então, é isso o que penso sobre ABMBDC, (a sigla para o nome da banda, que cansa escrever toda hora) não sou tão renomado para ser crítico de música como esses caras, mas a internet está aí para isso: expor suas opiniões para quem quiser saber, ler e ouvir. E tenham esperança de que a música no Brasil vai melhorar... Aliás, vai aparecer para o grande público...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Faça sua opinião valer...